conceitos básicos
Inicialmente,é importante saber a diferença entre hardware e software
Hardware-Se refere a parte física do computador.Tudo o que se pode tocar é chamado de hardware, por exemplo, o monitor, o mouse, o teclado, etc
Software- São os programas que usam os hardwares para executar varias tarefas diferentes
UNIDADE DE MEDIDAS
Bit - Abreviatura de Binary Digit
Byte - Conjunto de oito bits
0-1-0-0-0-1-0-1
Como cada bit pode ter dois valores (0 e 1), esse conjunto de 8 bits
pode armazenar 256 valores diferentes (de 0 até 255) ou seja: 28 = 256.
Por exemplo, os numeros de 1a5 são representados em código binário de seguinte forma
1- 00000001 4- 00000100
2- 00000010 5- 00000101
3- 00000011
KB (KILOBYTE OU KBYTE)
Um kilobyte ou kbyte é um conjunto de 1024 bytes. Essa unidade costuma ser utilizada para medir o tamanho de arquivos pequenos.
Se você utilizar o programa "Windows Explorer", verá que a medida utilizada para medir o tamanho dos arquivos
Embora o natural pareça escolher 1000, o numero 1024 foi utilizado porque sua representação binária é mais simples.
1000 - 1111101000
1024 - 1000000000
MB (MEGABYTE)
Um megabyte é um conjunto de 1.048.576 bytes (ou 1.024 kbytes).
geralmente essa unidade é utilizada para medir o tamanho de arquivos maiores.
GB (GIGABYTE)
um gigabyte é um conjunto de 1024 MB, ou aproximadamente um bilhão de bytes. Essa unidade é utilizada para medir o tamanho de HDS.
Ao sentar-se na frente de um computador identificamos quatro componentes básicos: o monitor, o teclado, o mouse, eo gabinete.
Mas na verdade, o computador propriamente dito e composto apenas pela CPU que se encontra dentro do gabinete, enquanto o monitor, o teclado,o mouse e o gabinete são chamados de periféricos.
Todos os componentes que não estão dentro do gabinete são chamados de periféricos.
parte 2
componentes externos
Gabinete
O gabinete é um item que aloja item que aloja todos os componentes do computador, podendo variar de acordo com a placa mãe (moherboard). As placas são diferentes uma das outras, podendo ser AT,ATX,mini-ATX e full ATX.
Hoje, o gabinete possui dois formatos: O formato horizontal é mais conhecido como desktop e o formato vertical mais conhecido como torre ou mini-torre.
O formato vertical é um dos melhores pois oferece melhor circulação do ar.
Monitor
Componente de visualização.Os monitores, antigamente, eram monocromáticos e trabalhavam com tudo de imagem, evoluiriam então para os modelos com padrão de cores que chegam a 32 milhões e tamanhos de tela que chegam a mais de "21 polegadas".
parte 2
componentes externosGabinete
O gabinete é um item que aloja item que aloja todos os componentes do computador, podendo variar de acordo com a placa mãe (moherboard). As placas são diferentes uma das outras, podendo ser AT,ATX,mini-ATX e full ATX.
Hoje, o gabinete possui dois formatos: O formato horizontal é mais conhecido como desktop e o formato vertical mais conhecido como torre ou mini-torre.
O formato vertical é um dos melhores pois oferece melhor circulação do ar.
Monitor
Componente de visualização.Os monitores, antigamente, eram monocromáticos e trabalhavam com tudo de imagem, evoluiriam então para os modelos com padrão de cores que chegam a 32 milhões e tamanhos de tela que chegam a mais de "21 polegadas". Atualmente os monitores que utilizam tudo de imagem praticamente não são mais comercializados, pois foram praticamente não monitores de cristal liquido(LCD), quem emitem uma quantia menor de radiação alem de consumir bem menos energia.
Mouse
Facilitar e muito dos usuários. Depois de instalado aparece no monitor na forma de uma seta, para que se torne mais rápido o acesso a determinados programas.É um componente indispensável em qualquer computador. Teclado

Usado para digitação de textos, assim outra operações determinadas. também facilita a vida dos programadores com suas teclas de atalhos sendo fundamentais.
CD-ROM
Possui uma boa capacidade de armazenamento , algo em torno 750MB. O CD-ROM tem suas limitações, não permitindo a limpeza e conseqüentemente novas cópias de arquivos. Para essa última operação, utiliza-se um aparelho muito similar ao CD-ROM, o Gravador de CD-ROM. Esses drives possuem diferentes velocidades de 52x e 60x, sendo que cada x equivale a transmissão de 150kb por segundos.
DVD-ROM possui uma grande capacidade de armazenamento.algo em torno de 4.7GB. O DVD-ROM assim como o CD-ROM, também possui suas limitações não permitindo a limpeza e conseqüentemente novas cópias de arquivos.Para essa muito similar ao DVD-ROM, chamado de Gravadorde DVD-ROM. Esses drives possuem velocidades na faixa de 16x e 20x.
Floppy (drive)

É um componente do computador que serve para gravar os disquetes.Igualmente ao disquete ele já se apresentou de varias formas e tamanhos diferentes, mas lembre-se que para utilizá-lo é necessário que ele seja compatível em formato e capacidade.
Memory Stick (drive)
Este equipamento foi lançado como como uma espécie de substituto para o disquete.este cartão padrão USB chamado de Memory Stick possui vantagem em tamanho e capacidade.
Estabilizador de tensão
Este equipamento protege o seu aparelho contra variações de tensão elétrica e interferências.Deve-se adquirir um estabilizador que comporte a soma da potência gasta pelos aparelhos que irão ser ligados nele,normalmente um estabilizador de 1.2 kva é mais do que suficiente.
